EM ALTA

Goiás é um dos quatro estados com alta ocupação de UTIs para covid, diz Fiocruz

Goiás está entre os quatro estados, incluindo o Distrito Federal, que permanecem na zona crítica…

UTI em Aparecida (Foto: Guilherme Cardoso/IBGH)
Leitos de UTI (Foto: Guilherme Cardoso/IBGH)

Goiás está entre os quatro estados, incluindo o Distrito Federal, que permanecem na zona crítica da taxa de ocupação de leitos de UTI do SUS direcionados para pacientes com Covid-19. É o que diz o Boletim Observatório Covid-19, divulgado hoje (14) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além disso, o instituto constatou que Goiás foi um dos poucos estados que apresentaram tendência de alta nesse indicador entre os dias 5 e 12 de julho.

Conforme o boletim, os quatro estados que estão na zona crítica (vermelha) quanto à ocupação de leitos de UTI de Covid-19 são: Goiás (81%); Santa Catarina (82%); Paraná (81%) e DF (80%). Quanto aos outros, 16 estão na zona média (amarela) e sete na zona baixa (verde).

Foto: Fiocruz/Reprodução

Em termos gerais, segundo a análise, “os dados continuam ratificando a tendência de melhora na situação da Covid-19 no país, em consonância com os indicadores de incidência e mortalidade”. “O estudo reforça que a vacinação tem feito diferença, o que reflete positivamente no quadro pandêmico na medida em que é ampliada”, conclui o boletim.

A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e aguarda um retorno.