Mobilidade Urbana

No primeiro mês de operação, CityBus tem mais de 20 mil usuários cadastrados

Novo modelo de transporte público coletivo de Goiânia, CityBus 2.0 completou trinta dias de operação…

Novo modelo de transporte público coletivo de Goiânia, CityBus 2.0 completou trinta dias de operação em fase de testes nesta segunda-fera (12). Apenas no primeiro mês de operação, o aplicativo realizou 22 mil cadastros em sua plataforma. Conforme o diretor de Transportes da HP, Hugo Santana,  o objetivo do projeto é conscientizar as pessoas a deixar seus veículos em casa para trazê-las para o modo coletivo de transporte.

“Nossa expectativa é que consigamos promover na cidade, através do CityBus 2.0, um pensamento coletivo voltado para a sustentabilidade. Nós acreditamos que é possível retirar grande parte da frota de veículos das ruas de Goiânia ao influenciar essas pessoas a escolher os miniônibus para trafegar ao mostrar os benefícios de um transporte coletivo de qualidade e, assim, melhorar a mobilidade urbana da capital”, explica.

Segundo Hugo, uma das melhorias realizadas no transporte pelo aplicativo no último mês foi o lançamento da tarifa em grupo, no dia 22 de fevereiro. A medida teve como intuito atender a uma demanda dos próprios usuários.

“As viagens coletivas aumentaram. Elas ocorrem mais no horário do almoço, na sexta-feira ao final do dia, quando muitas pessoas vão para um happy hour e no momento dos deslocamentos de estudantes para as universidades. No Carnaval consideramos um sucesso, pois vários grupos de foliões usaram o serviço para se divertirem com segurança”, destaca.

De acordo com dados da HP transportes, empresa responsável pelo lançamento do aplicativo, no primeiro mês, o aplicativo registrou um total de 40,2 mil quilômetros rodados pelos usuários dos miniônibus. O tempo médio da solicitação pelo aplicativo até o momento de embarque é de aproximadamente sete minutos.

Avaliações dos usuários

Em um levantamento feito pelo Mais Goiás nas lojas de aplicativo que disponibilizam o serviço, o CityBus 2.0 está avaliado como um serviço médio que necessita de melhorias. O principal ponto reclamado por alguns usuários durante as avaliações do aplicativo está relacionado ao valor das corridas.

Na loja de aplicativos para dispositivos iOS, a App Store, o serviço foi avaliado pelos usuários com 3,5 estrelas em uma escala que tem como avaliação máxima 5 estrelas. Já na loja para smartphones com sistema Android, a Play Store, o aplicativo  foi avaliado com 3,8 estrelas.

Avaliação realizada por usuário através da App Store (Foto: Reprodução)

Avaliação realizada por usuário através da App Store (Foto: Reprodução)

 

Avaliação realizada por usuária através da Play Store (Foto: Reprodução)

Avaliação realizada por usuária através da Play Store (Foto: Reprodução)

Conforme o presidente, para que a empresa entenda melhor as demandas dos usuários é necessário realizar a avaliação do aplicativo. “Hoje nós temos vários clientes que chegaram ao marco de 55 viagens através do serviço nos últimos 30 dias. Realizamos melhorias constantemente em nosso aplicativo e também treinamos os nossos motoristas para prestarem o melhor atendimento possível aos usuários, mas o feedback é essencial para que o processo não pare”, informa.

Expansão

Inicialmente, o serviço está disponível apenas pelo centro expandido da capital, composto por 11 bairros: setores Central, Sul, Oeste, Marista, Bueno, Bela Vista, Serrinha, Nova Suíça, Jardim Goiás, Universitário e Aeroporto. Contudo, Hugo explica que a  intenção é expandir o projeto para os demais bairros da capital para conseguir atender a demanda de todos os goianienses.

“A nossa expectativa é que com o término do período de testes [180 dias a contar da data de início do teste], consigamos ainda melhores resultados e possamos solicitar a expansão do nosso atendimento. Para que consigamos isso é necessário que os goianienses utilizem o serviço e nos deem o feedback com o que deve ser feito para melhorar o serviço”, declara.

CityBus 2.0

O aplicativo foi lançado no último dia 30 de janeiro, durante o 1º seminário sobre mobilidade urbana em Goiânia, o Mobinova. Goiânia foi a primeira capital da América Latina a ofertar o serviço de transporte público por aplicativo. O Citybus 2.0 foi apresentado pela HP Transportes, empresa responsável pelo transporte coletivo da Região Metropolitana da capital goiana.

O aplicativo só ficou disponível para download a partir de 10 de fevereiro para smartphones iOS e Android. As viagens, porém, só começaram a ser realizadas um dia depois, em 11 de fevereiro. A tarifa inicial do serviço é de R$ 2,50 podendo variar de acordo com o destino escolhido pelo usuário. O pagamento é feito com dinheiro ou cartão de crédito.

Semelhante aos aplicativos de transporte individuais, como o Uber e o 99, o valor da passagem é de R$ 2,50 variável pela distância percorrida. Ou seja, no momento em que o usuário solicita a viagem, o app fará o cálculo total do deslocamento e informará o valor. A empresa afirma que, em viagens de até 5 km, o preço pode ser 30% mais barato do que os aplicativos individuais.

Os miniônibus terão 14 lugares com bancos de couro, ar condicionado, cinto de segurança e porta automática com sistema antiesmagamento. Durante o período de testes, os ônibus não serão acessíveis a pessoas com deficiências, mas a empresa afirmou que “pessoas com pequenas limitações, que consigam subir um pequeno degrau, podem fazer uso do serviço”.

O Citybus 2.0 aceita como forma de pagamento apenas cartão crédito e dinheiro. Cartões de débito e o cartão fácil não são aceitos.

*Thaynara Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo