Trânsito

Prefeitura lança edital para contratação de serviços de fiscalização no trânsito

A prefeitura de Goiânia lançou um edital para contratação de serviços de fiscalização eletrônica do…

Prefeitura lança edital para contratação de serviços de fiscalização no trânsito
Foto: Divulgação - Prefeitura de Goiânia

A prefeitura de Goiânia lançou um edital para contratação de serviços de fiscalização eletrônica do trânsito. O objetivo é reforçar o monitoramento feito pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), com a incorporação de novas tecnologias e a possível substituição da empresa que presta serviços atualmente.

O edital foi publicado nesta quarta-feira (9/2) e prevê a instalação de equipamentos não intrusivos em pontos estratégicos e de grande fluxo na cidade. Também está prevista a implantação de um novo Centro Operacional. O documento determina ainda que os novos equipamentos de fiscalização sejam novos e que sejam instaladas 180 câmeras para monitorar o fluxo de veículos na capital 24 horas por dia.

De acordo com o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), o objetivo é reduzir acidentes e coibir excessos e atos de desrespeito à sinalização e à lei. “Incorporar tecnologia é fundamental no combate à violência no trânsito, em Goiânia e em qualquer parte do mundo” destacou.

“Os números mostram que existem menos acidentes em vias que são monitoradas de modo apropriado. Controlar a velocidade dos motoristas é o básico em engenharia de trânsito”, completou.

A cidade conta atualmente com 228 pontos em que há equipamentos como como controlador eletrônico de velocidade, controlador eletrônico misto (radar fixo com avanço de sinal/parada sobre faixa), redutor eletrônico de velocidade (barreira eletrônica) e sistema de fiscalização de faixa exclusiva.

A SMM ressaltou que a rede é sólida, mas que ainda é preciso ampliá-la para pontos críticos em que há registros relacionados a excesso de velocidade. De acordo com a pasta, foram registradas 376.454 ocorrências por excesso de velocidade até dia 29 de dezembro de 2021.

A via que lidera o número de infrações é a Avenida Tocantins, com 36.347. Na sequência, aparecem Avenida Araguaia (32.209), Avenida Paranaíba (26.580), Rua 132, no Setor Sul (16.308) e Marginal Botafogo (15.636).