Polêmica

Comissão da Jordânia pede remoção da série Messiah da Netflix

Segundo o portal Plano News, muçulmanos de uma comissão de cinema na Jordânia (RFC) teriam…

Comissão da Jordânia pede remoção da série Messiah da Netflix
Comissão da Jordânia pede remoção da série Messiah da Netflix

Segundo o portal Plano News, muçulmanos de uma comissão de cinema na Jordânia (RFC) teriam se revoltado com a série Messiah, da Netflix, e pedido a exclusão da produção do catálogo no país. O programa, produzido pelo casal cristão Mark Burnett e Roma Downey, estreou na última quarta-feira (1), mostra um misterioso líder religioso capaz de [supostos] milagres, que surgiu no Oriente Médio e que passa a ser perseguido pela CIA. Inclusive, alguns tratam como um advento divino semelhante à segunda vinda de Cristo.

Apesar da série ter tido autorização de ser filmada na Jordânia (com o apoio da RFC, inclusive), que é predominantemente muçulmano, a Royal Film Commission (RFC) pediu a retirada  porque o “conteúdo da série pode ser amplamente percebido ou interpretado como uma violação da santidade da religião”.

“A história é puramente fictícia e os personagens também, mas a RFC considera que o conteúdo da série pode ser percebido ou interpretado em grande parte como uma violação da santidade da religião, possivelmente violando as leis do país. Ainda mantendo firmemente seus princípios, notavelmente o respeito à liberdade criativa, a RFC – como instituição pública e responsável – não pode tolerar ou ignorar mensagens que infringem as leis básicas do Reino.”

Na trama, Al-Masih, chama a atenção das autoridades por realizar milagres e reunir seguidores com a mensagem de que foi enviado por um ser divino. Segundo o site Gospel Mais, mesmo antes da estreia, a série já teria sido alvo de críticas por alusão a Jesus Cristo, tendo, até mesmo, sido feita uma petição online com mais de 4 mil assinaturas.

Recentemente, a Netflix do Brasil também polemizou ao fazer um especial de Natal que insinuava que Jesus era gay. Apesar disso, o vídeo foi a produção nacional mais assistida no serviço de streaming, que já renovou um novo programa com a companhia para este ano.