SOLICITAÇÃO

Abaixo-assinado visa garantir participação da população no Plano Diretor de Goiânia

O perfil Salve Goiânia criou um abaixo-assinado para garantir que o Plano Diretor da capital…

Câmara de Goiânia retirou artigo do Plano Diretor que poderia prejudicar áreas de preservação ambiental
Câmara de Goiânia retirou artigo do Plano Diretor que poderia prejudicar áreas de preservação ambiental (Foto: Prefeitura de Goiânia)

O perfil Salve Goiânia criou um abaixo-assinado para garantir que o Plano Diretor da capital seja mais participativo à população. O movimento, que busca 20 mil assinaturas, tem quase 2.100, nesta sexta-feira (31).

Na descrição do pedido por assinaturas, o autor afirma que a proposta para revisão do projeto é levada a toque de caixa “para atender uma agenda da especulação imobiliária e não aos anseios da população, que em sua maioria não foi convidada a participar e nem sabe que plano é esse”.

Entre as demandas, o abaixo-assinado solicita: participação efetiva da sociedade civil e audiências públicas após o período de férias escolares – uma a cada 15 dia, em todas as regiões da cidade -, além de debates específicos como parâmetros de controle de densidade e altura de prédios; expansão urbana; polos de desenvolvimento econômico; áreas adensáveis na periferia; e mais.

Tramitação do Plano Diretor está suspensa

Vale citar, apesar do abaixo-assinado, a tramitação do Plano Diretor está suspensa. Em 22 de dezembro, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Carlos Alberto França, decidiu pela manutenção de entendimento anterior, que paralisou o andamento da pauta.

O desembargador negou negou liminar, impetrada pela Prefeitura de Goiânia, que pedia a suspensão do mandado de segurança que já impedia a tramitação do texto na Câmara Municipal sem a realização de audiência pública com prazo mínimo de 15 dias de publicidade.

Afim de sanar essa situação, a Câmara já marcou uma audiência pública para a próxima terça-feira (4).