ELEIÇÃO

André Fortaleza é reeleito presidente da Câmara de Vereadores de Aparecida de Goiânia

O vereador André Fortaleza (MDB) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia…

Presidente da Câmara de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza fala ao microfone
André Fortaleza é reeleito para presidente da Câmara Muncipal de Aparecida de Goiânia em eleição antecipada (Foto: Câmara Municipal - Divulgação)

O vereador André Fortaleza (MDB) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia em sessão extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira (27). A eleição antecipada do biênio 2023-2024 foi realizada após alteração do regimento interno da casa no dia 14 de outubro.

André venceu a eleição com 15 votos, contra oito de Aldivo Araújo (MDB), que encabeçou a outra chapa.

Assim, a Mesa Diretora para o biênio 2023-2024 é composta por André Fortaleza, como presidente; Gleison Flávio (MDB), como primeiro vice-presidente; Roberto Teixeira (Podemos), como segundo vice-presidente; Valéria Pettersen (MDB), primeira secretária e Leandro da Silva (PTC), segundo secretário.

Presidente se inspira em antecipação nas eleições da Alego e Goiânia

Fortaleza citou as antecipações das eleições na Assembleia Legislativa de Goiás e na Câmara Municipal de Goiânia para rebater acusações de que houve manobra em Aparecida.

“Quando o Lissauer [Vieira] fez ninguém falou. Quando o Romário Policarpo [em Goiânia] fez ninguém falou nada. Quando em perguntaram em uma entrevista quem seria o maior beneficiado eu disse que eu seria eu. Não menti, nem omiti. Mas em 2024 o cidadão será o maior beneficiado. Estou aqui por que não tem nenhum indício de corrupção. Mas coloquei o servidor trabalhar sim”, apontou.

Além disso, Fortaleza citou o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) sobre suposto recado enviado pelo Paço Municipal.

“Prefeito Gustavo Mendanha, a Câmara é parceira, e não submissa. O senhor pode seguir seu caminho. Ouvi que, se houvesse essa votação, o prefeito poderia até rever a candidatura [a governador]. Quem decidiu esse vitória foram os vereadores. Continuo sendo seu companheiro, mas o respeito tem que ser recíproco”, pontuou.

Críticas ao presidente da Câmara Municipal

O vereador Aldivo Araújo, que já foi presidente da casa por duas vezes, e concorreu contra André Fortaleza criticou o atual presidente. O parlamentar disse que a gestão é boa, no entanto não há respeito pelos vereadores e há “opressão” contra servidores da Câmara.

“Tem uns que a gente não gosta, respeita. Isso é muito importante: respeito. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém. Tem uns cabra aqui que não gosto pois são safados. Não gosto, mas respeito”, criticou Aldivo.

“Calma, vereador”, respondeu, André Fortaleza.

Secretária de Goiânia ou vereadora?

Valéria Pettersen participou do pleito antecipado da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia após pedir nova exoneração da prefeitura de Goiânia. O motivo é o mesmo do último dia 14: votar a antecipação da Mesa Diretora.

Ao final da sessão, André Fortaleza convocou nova sessão extraordinária para aprovação de licença de Valéria Pettersen, que deve retornar à Secretaria de Relações Instituicionais de Goiânia.