MEMÓRIA DE GOIÁS

Assembleia e Instituto Histórico e Geográfico de Goiás firmam parceria

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), e o presidente do…

Assembleia e Instituto Histórico e Geográfico de Goiás firmam parceria
Assembleia e Instituto Histórico e Geográfico de Goiás firmam parceria (Foto: Reprodução - Twitter)

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Jales Mendonça, assinaram um termo de cooperação para o resgate da memória e das tradições goianas, nesta quinta-feira (26).

Ao Mais Goiás, Lissauer informou que a parceria da Assembleia com o Instituto tem por objetivo uma troca de conteúdos. O presidente da Alego disse, ainda, que será possível contribuir para a divulgação e publicação de materiais históricos, bem como na produção de programas.

“Tudo que puder ser feito para resgatar a história – não só política e administrativa – de Goiás, faremos. Falar das pessoas que fizeram o Estado”, ressalta. “Divulgar e resgatar a nossa história.”

Instituto Histórico e Geográfico de Goiás

Destaca-se, o instituto é depositário de um acervo diversificado, contendo fotografias, fitas de vídeo, obras de arte, CDs, documentos manuscritos históricos (dentre os documentos mais importantes está a primeira Constituição do Estado de Goiás), livros, revistas, folhetos, medalhas, bem como objetos pessoais de grandes personalidades goianas. No momento, o acervo passa por processo de automação e busca apoio para a preservação da memória goiana.

A atual sede do IHGG fica no setor Sul, em um prédio com 700 metros quadrados em três pavimentos. O instituto, contudo, teve um importante passo para sua fundação em 7 de outubro de 1932 na antiga capital do Estado – mais de dez anos depois de idealizado no governo João Alves de Castro (1917-21). A sua concretização se deu graças a a José Honorato da Silva e Souza, que participava do governo do Interventor Pedro Ludovico Teixeira e convocou os intelectuais para a histórica reunião no salão nobre do Palácio da Instrução e sugeriu a eleição de uma diretoria provisória encarregando de assentar as bases para a fundação do Instituto.

A instalação, contudo, ocorreu no salão nobre do Lyceu de Goiás, no dia 17 de setembro de 1933, às 19 horas, com a presença do Interventor Federal, Pedro Ludovico Teixeira. A sessão foi presidida por Colemar Natal e Silva, que diplomou todos os associados e entregou ao Interventor Federal o diploma de Presidente de Honra da instituição e de Sócio Grande Benemérito a José Honorato da Silva e Souza, Americano do Brasil e Henrique Silva.

São fundadores do IHGG: José Honorato da Silva e Souza, Francisco Ferreira dos Santos Azevedo, Colemar Natal e Silva, Agnelo Arlington Fleury Curado, Alfredo de Faria Castro, Luiz Ramos de Oliveira Couto, Dario Délio Cardoso, Albertino de Godói, Aleide Celso Ramos Jubé, Vasco de Sousa, Gustavo Gonzaga e Augusto da Paixão Fleury Curado.