REVISÃO

Caiado diz que vai rever decreto que suspendeu pesca esportiva no Araguaia

O governador Ronaldo Caiado (DEM) indicou durante live, neste fim de tarde de terça (12),…

Vazão dos rios em Goiás continua crítica mesmo com chuvas do final de semana
Vazão dos rios em Goiás continua crítica mesmo com chuvas do final de semana - (Foto: divulgação)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) indicou durante live, neste fim de tarde de terça (12), que vai rever o decreto que limita as atividades na região do Rio Araguaia, publicado na segunda-feira (10). O texto veda, entre outras coisas, a pesca esportiva durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo o gestor, o novo decreto passará pelo crivo do Ministério Público (MP) antes da publicação. O MP, que considera razoável a pesca desportiva – mas não os acampamentos, outra proibição da normativa -, defende o retorno da atividade com protocolos sanitários rígidos. Ainda não há definição, contudo, de como será o novo texto.

A reunião foi convocada para tratar da temporada 2021 do Araguaia. Participaram do encontro prefeitos da região, secretários, deputados, representantes da hotelaria e atividades pesqueiras, e outras autoridades, que apresentaram seus pontos de vista para elaboração do texto.

Primeiro decreto

Vale lembrar, no texto original, publicado na segunda, “fica proibida a realização de quaisquer atividades que impliquem em aglomeração de pessoas para o lazer e o turismo na grande região do Rio Araguaia, nela incluídos os trechos do Rio Araguaia e seus afluentes no Estado de Goiás”.

Ainda segundo o decreto, estão vedados a realização de acampamentos, bem como a realização de eventos como festas, shows, além de caminhadas ecológicas e passeios ciclísticos, corridas e mais. O texto também prevê a proibição do uso coletivo de beiras de rios, cachoeiras e praias, e a realização de campeonatos de pescaria e outras competições envolvendo esportes náuticos.

“Ficam ressalvadas as atividades de pesca de subsistência realizadas por ribeirinhos e indígenas”, excetua. Entre as punições, ressalta-se, o texto prevê multas de até R$ 500 mil.

Temporada

A temporada de férias do Rio Araguaia, destaca-se, começa em 1º de julho. No ano passado, contudo, ainda em junho o governo de Goiás cancelou o evento para combater a pandemia da Covid-19.

O Vale do Araguaia é composto por sete municípios. São eles: Aragarças, Aruanã, Baliza, Britânia, Mundo Novo, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia. A região é rica em terras férteis e atrativos turísticos.

A medida, vale lembrar, gerou críticas, especialmente por parte da oposição do governo na Assembleia Legislativa. O deputado Lucas Calil (PSD) foi um dos que pressionou o gestor por uma revisão do decreto.