Eleições 2020

Carlos Lupi vem a Goiânia para lançar livro e falar do futuro político do PDT

Goiânia recebe, na próxima quarta-feira (12), o lançamento do livro “Um golpe contra os trabalhadores”,…

Presidente do PDT nacional se une a Bolsonaro na defesa do voto impresso
Presidente do PDT nacional se une a Bolsonaro na defesa do voto impresso (Foto: Divulgação)

Goiânia recebe, na próxima quarta-feira (12), o lançamento do livro “Um golpe contra os trabalhadores”, do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Marcado para as 18h, no Castro’s Park Hotel, o evento, que tem entrada gratuita, conta com a presença do político. Durante a passagem do político na capital, o deputado Karlos Cabral (PDT) deve discutir os futuros políticos da sigla no estado.

De acordo com a assessoria do parlamentar estadual, em Rio Verde, terra de Cabral, o intuito é fortalecer a chapa de vereadores, com a eleição de quatro a cinco vereadores. Já em Goiânia, o vereador Paulinho Graus (PDT), deve entrar na corrida pelo Paço Municipal. A meta, na capital, também é eleger quatro vereadores.

O deputado foi procurado, mas estava em reunião.

Pré-candidato

Paulinho Graus, que está à frente da organização do evento de lançamento do livro, destacou a vinda do presidente da sigla e informou que Lupi assumiu o compromisso “de estar aqui para construir um projeto de desenvolvimento para Goiânia, junto à chapa de vereadores”. Segundo o parlamentar, “ele quer pessoalmente participar no processo eleitoral”.

O vereador goianiense afirma que o partido tem muita vontade de administrar a capital. Além disso, ele destaca que a sigla possui, ainda, coerência e propostas para a cidade.

“Apesar de ser aluno do Iris, é a vez de termos a oportunidade.” A candidatura de Iris Rezende (MDB), apesar de não confirmada, parece cada vez mais cerda. “Respeito o legado, mas chegou a vez do PDT mostrar que tem nome e trabalho. A proposta é continuar o projeto de Leonel Brizola. Continuar o trabalho feito no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro [o pedetista governou estes dois Estados].”

Livro

“O livro é uma homenagem aos trabalhadores, a Getúlio Vargas, João Goulart, a Brizola e ao Trabalhismo”, declara Lupi, que foi ministro do Trabalho no Governo Dilma. Na obra, ele faz denúncias dos ataques feitos pelos presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (sem partido) à classe trabalhadora.

De acordo com ele, é um manifesto de protesto contra o desmonte do Ministério do Trabalho e a reversão, nos últimos anos, das conquistas trabalhistas. Na obra há, ainda, informações da história do trabalhismo brasileiro, além de trechos autobiográficos.

O prefácio fica por conta do vice-presidente nacional do PDT, o ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes. O texto de orelha é do jornalista Léo Lupi, filho de Carlos.