TRANSPORTE PÚBLICO

Deputado protocola pedido de reunião urgente da CDTC

O deputado estadual Alysson Lima (SD) protocolou, nesta segunda (11), na prefeitura de Goiânia um…

Deputado pede protocola pedido de reunião urgente da CDTC
Deputado pede protocola pedido de reunião urgente da CDTC

O deputado estadual Alysson Lima (SD) protocolou, nesta segunda (11), na prefeitura de Goiânia um pedido de reunião urgente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC). Segundo ele, “o agravamento da situação do transporte público por conta da pandemia do coronavírus, somado ao fato histórico do sistema estar em colapso há muito tempo, exige da CDTC uma resposta rápida pra sociedade. O órgão é o único que tem prerrogativa legal pra propor mudanças e efetivar”.

Alysson lembrou, inclusive, que o último encontro da Câmara foi no segundo semestre de 2019. Ele também reforçou que o colegiado segue sem presidente há cerca de 12 meses, desde que o ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot renunciou.

Pedido

O parlamentar pede, então, ao prefeito em exercício de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), que convoque uma reunião e chame os demais gestores da região metropolitana. Além disso, ele acredita que o gocerno de Goiás também precise assumir a responsabilidade.

“A partir do estatuto das grandes cidades (lei federal 10.257 de 2001) as macro regiões econômicas são de responsabilidade compartilhada. Os Estados e municípios precisam trabalhar juntos em uma gestão de cooperação. Se discutir tarifa única e mudanças apenas em Goiânia e Aparecida, sem essas agendas, o atual prefeito corre o risco de cometer um ato de improbidade administrativa.”

O Mais Goiás tentou contato com a prefeitura de Goiânia para saber qual a posição sobre a demanda do deputado, mas ainda não teve retorno. O espaço segue aberto.