Eleições 2018

Diagnóstico/DM: Marconi lidera corrida ao Senado; Lúcia Vânia e Jorge Kajuru aparecem tecnicamente empatados

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) aparece na liderança na corrida ao Senado Federal, com 30,1%…

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) aparece na liderança na corrida ao Senado Federal, com 30,1% das intenções de voto. A atual senadora Lúcia Vânia (PSB) vem em segundo, com 26,8%, e está tecnicamente empatada com o vereador Jorge Kajuru (PRB), que acumula 23,1%. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Diagnóstico, solicitada pelo Jornal Diário da Manhã e publicada nesta segunda-feira (6). A margem de erro é 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos. Neste ano, os candidatos concorrem a duas vagas no Senado.

Ainda conforme explicita a pesquisa, Wilder Morais (DEM) aparece com 12,1%, seguido por Pedro Chaves (MDB), que registra 7,5%, Luis Cesar Bueno (PT), com 4,5% e Fabrício Rosa (PSOL), com 2,9%.

Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são indicados pelo entrevistador, Marconi Perillo aparece com 9,5% de intensões de voto. Jorge Kajuru (PRP) tem 7,9% e Lúcia Vânia (PSB) soma 6,4%.Nesse cenário, Wilder Morais vem em seguida com 3,8%, Agenor Mariano tem 1,5%, Luis Cesar Bueno, 1,4%, Fabrício Rosa registra 0,6%, Pedro Chaves anota 0,5%, Demóstenes Torres (DEM) está com 0,2% e Dona Iris (MDB) tem 0,1%.

Os votos brancos e nulos somam 13,9% e os eleitores indecisos e que não opinaram igualaram 56,8%. O candidato Vanderlan Cardoso (PP) não foi considerado pelo levantamento porque até a realização da pesquisa o partido dele ainda não havia indicado seu nome como pré-candidato.

Rejeição

Marconi Perillo também figura no primeiro lugar no índice de rejeição para o cargo, com 28,8%, segundo a pesquisa. Lúcia Vânia vem logo atrás, acumulando 11,4%. Jorge Kajuru, em terceiro, é rejeitado por 10% dos entrevistados. Na sequência, Agenor Mariano registra  7,8%. Os candidatos Luis Cesar Bueno e Pedro Chaves empatam neste indicador, com 4,8%. Fabrício Rosa aparece com 4% e Wilder Morais é rejeitado por 3,3% dos entrevistados.

Nesse contexto, o percentual de pessoas que não rejeitam nenhum dos candidatos é de 30,2% e os que não sabem ou não opinam compõem 18,2% dos entrevistados.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 1° e 4 de agosto em mais de 60 municípios goianos. Foram entrevistados 850 eleitores, com faixa etária acima dos 16 anos e que estão aptos a votar. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás sob a inscrição GO-02513/2018. O nível de confiança é de 95%.