Homenagem

Estádio Serra Dourada pode ganhar inclusão do nome de Maguito Vilela; entenda

O estádio Serra Dourada pode receber inclusão do nome do ex-governador de Goiás e prefeito…

Estádio Serra Dourada pode ganhar nome de Maguito Vilela; entenda
(Foto: Divulgação/Governo de Goiás)

O estádio Serra Dourada pode receber inclusão do nome do ex-governador de Goiás e prefeito de Goiânia, Maguito Vilela, morto no último dia 13 de janeiro após complicações decorrentes da Covid-19. Tudo depende da aprovação de um projeto de lei que será apresentado no plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

O dispositivo ainda aguarda o retorno das atividades definitivas na Casa, que deve acontecer em fevereiro. O texto destaca que o nome do estádio não seria modificado, mas apenas receberia acréscimo do nome. Assim, o complexo esportivo se chamaria Estádio Governador Maguito Vilela – Serra Dourada.

A justificativa apresentada pelo deputado Lucas Calil (PSD), autor da proposta, é que a alteração seria uma forma de homenagear “um dos maiores políticos do Brasil. Sua vida serviu como inspiração para muitos, como líder, homem público, amigo e pai”.

Na justificativa, o projeto inclui trecho sobre o amor de Maguito pelo futebol. “Foi um exímio jogador e amava o esporte”. A junção dos nomes do estádio ao do ex-prefeito, segundo Calil, uniria dois importantes legados do patrimônio histórico de Goiás.

Quem foi Maguito Vilela?

Luís Alberto Maguito Vilela nasceu em 24 de janeiro de 1949, em Jataí, no Sudoeste goiano. Ele foi vereador pela cidade natal, deputado federal entre 1987 a 1991, governador de Goiás nos anos de 1995 a 1998 e senador pelo estado em 1998. Maguito também foi vice-presidente do Banco do Brasil em 2007.

No ano seguinte, ele foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia e foi reeleito em 2012. O emedebista estava aposentado quando foi convidado a disputar a prefeitura da capital no ano passado. Maguito se infectou com a covid-19 durante a campanha e lutou durante 83 dias contra a doença, mas não resistiu. Ele morreu 11 dias antes de fazer aniversário.

O corpo de Maguito passou por Goiânia, Aparecida e Jataí, onde foi enterrado ao lado dos pais e do filho que morreu ainda pequeno. Caso o projeto de lei seja aprovado, essa será a segunda homenagem ao político. Gustavo Mendanha (MDB) afirmou, ainda no velório de Maguito, que a cidade administrativa de Aparecida de Goiânia ganhará o nome do ex-prefeito da cidade.

Estádio Serra Dourada pode ganhar nome de Maguito Vilela; entenda

Maguito Vilela ocupou vários cargos políticos e pode ganhar homenagem em estádio (Foto: Reprodução/redes sociais)