Política

Governo decreta situação de emergência em 12 municípios após rompimento de bueiro na GO 060

O Governo do Estado decretou situação de emergência em 12 municípios nesta quinta-feira (14). O…

O Governo do Estado decretou situação de emergência em 12 municípios nesta quinta-feira (14). O decreto foi publicado no Diário Oficial e é motivado pelo rompimento do bueiro na GO 060, no município de Israelândia, ocorrido no último domingo (10).

A situação foi decretada nos seguintes municípios: Amorinópolis, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Iporá, Israelândia, Jaupaci, Palestina de Goiás e Piranhas. A população somada desses municípios é de 99.517 pessoas.

A medida permite ao governo dispensar licitações para contratos de aquisição de bens, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres. Esses contratos, entretanto, precisam ter o prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir do incidente.

De acordo com a assessoria do governador Ronaldo Caiado (DEM), a rodovia GO 060 é a principal e mais viável rota de entrada de mantimentos, medicamentos e demais insumos que abastecem o comércio das cidades vizinhas.

TRANSTORNOS na região

A GO-060 tem enfrentado uma série de problemas desde o início do ano. No dia 14 de fevereiro, a Justiça determinou a interdição parcial da via. A decisão foi tomada após a Unidade Técnico-Pericial de Engenharia do Ministério Público de Goiás (MP-GO) constatar buracos, depressões, trincas, deformações e falta de sinalização nas estradas.

Depois do rompimento do bueiro, o governado anunciou uma parceria com o Exército Brasileiro e com o Ministério do Desenvolvimento para instalação de uma ponte metálica provisória. Até que a ponte fique pronta, o tráfego segue por um desvio de 12 km de estrada de terra.

O governo afirmou também que, após o período de chuvas, uma estrutura definitiva será construída no local.