Goiás em Chamas

Incêndios fazem prefeito de Santa Helena declarar situação de emergência

Na tarde desta quinta-feira (19), o prefeito de Santa Helena de Goiás, João Alberto Rodrigues…

Série de incêndios tem preocupado o prefeito de Santa Helena, que acredita se tratarem de incêndios criminosos (Foto: Reprodução / O Popular)
Série de incêndios tem preocupado o prefeito de Santa Helena, que acredita se tratarem de incêndios criminosos (Foto: Reprodução / O Popular)

Na tarde desta quinta-feira (19), o prefeito de Santa Helena de Goiás, João Alberto Rodrigues (PRP), declarou situação de emergência e calamidade pública no município, em razão dos incêndios que têm atingido a região. O prefeito usou as próprias redes sociais para divulgar vídeo em que ele declara que o município adjacências são “vítimas de ataques criminosos, terroristas e coordenados”.

Rodrigues defende que os supostos ataques trazem diversos prejuízos para os santa-helenenses, tais como sociais, econômicos e saúde. A situação, segundo o prefeito, coloca em risco a vida de todos os cidadãos de Santa Helena. Veja vídeo abaixo:

“Esperamos em breve termos o desfecho de todas essas investigações e de todas essas movimentações. Por hora fica o nosso apelo para que quem souber informações acerca dessas pessoas, desses incendiários, desse grupo que tem trabalhado pela destruição de nossa cidade, que informe a polícia”, enfatiza.

A divulgação ocorreu após o término de uma reunião com o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o secretário de segurança pública Rodney Miranda, que se comprometeram em dar apoio e se empenhar para solucionar a situação do município. No encontro, as autoridades discutiram a possibilidade de aplicação de sanções aos suspeitos de provocar as chamas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, na última quarta-feira (18), os santa-helenenses enfrentaram um incêndio de grande proporções que começou na vegetação local e se alastrou até atingir uma usina em Maurilândia, que foi evacuada antes que o fogo chegasse. Eram quase 400 pessoas dentro dos prédios. Vários carros que estavam estacionados no local também foram atingidos.

A equipe do Corpo de Bombeiros de Santa Helena afirmou que na cidade existem 15 focos de incêndio e que parte da equipe está dividida no combate na usina e no município. As chamas teriam se iniciado em uma fazenda da região e, posteriormente, o fogo se alastrou pela pastagem.

Algumas famílias de uma acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tiveram de abandonar barracas sob risco de serem atingidas pelo incêndio.

O Mais Goiás tentou, sem sucesso, contatar o sub comandante da Operação Cerrado Vivo, major Eberson Holanda.

*Thaynara da Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira