DÚVIDAS

Incerteza marca eleição que pode (ou não) ter Iris e Vanderlan em Goiânia

O mais certo é que nada é certo nesta eleição. Ainda não se sabe se…

Incerteza marca eleição que pode ou não ter Iris e Vanderlan na disputa
Incerteza marca eleição que pode ou não ter Iris e Vanderlan na disputa

O mais certo é que nada é certo nesta eleição. Ainda não se sabe se haverá adiamento e como irá funcionar a consulta ao eleitorado em meio à pandemia do novo coronavírus, que não dá sinais de arrefecimento. Outra dúvida é: Iris Rezende (MDB) será ou não candidato a reeleição em Goiânia. Da mesma forma, o PSD tem dois pré-candidatos: o deputado federal Francisco Jr. e o senador Vanderlan Cardoso, que esteve, nesta sexta-feira (5), reunido com o cacique emedebista. Na ocasião, o pleito não foi debatido, garante o congressista.

“Não entramos no assunto de eleição. Mas a decisão de ser ou não candidato é direito dele”, diz Vanderlan. “O PSD tem dois pré-candidatos. Além de outros bons nomes nos demais partidos”, descreve o cenário das eleições 2020. “Mas nos próximos 60 dias sabemos quem serão os candidatos.”

Sobre sua relação com o prefeito Iris, que pode ser um adversário, Vanderlan diz que sempre foi amistosa. “Disputei três eleições com, duas para governador e uma para prefeito. Mas nunca deixamos de ter respeito um pelo outro. Ninguém nega a importância dele por Goiás.” Sobre o encontro, ele garante que a conversa foi amistosa. “Eu procuro não elevar questão politica. Passou a eleição, o compromisso é ajudar a cidade, como tenho feito por Goiânia, Aparecida, enfim, todos os municípios.”

Maguito

Amigo de Maguito Vilela, Vanderlan foi questionado se apoiaria o nome do ex-governador e ex-prefeito de Aparecida se ele fosse o nome do MDB para disputar o pleito em Goiânia. Segundo o senador, a decisão não partirá dele, mas do PSD. “Não depende só de mim”, relata.

De acordo com Vanderlan, o presidente do PSD, Vilmar Rocha, tem demonstrado a intenção de ter candidato na Capital. “Mas com certeza teremos segundo turno. [Caso só um partido avance] Podemos caminhar juntos no segundo turno.”

Sobre adiamento, Vanderlan acredita que o pleito pode ocorrer, em dois turnos, em novembro. Assim, segundo ele, em dezembro já terão os nomes definidos para a organização de contas para o sucessor.