PREVISÃO DO TEMPO

Goiás está entre estados em que as temperaturas serão mais altas nos próximos dias

O aviso meteorológico de nível amarelo (perigo potencial) abrange áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país

Onda de calor deve ter pausa na próxima semana, mas tempo continua quente El Niño deve manter média de chuvas abaixo da média

Goiás está entre estados em que as temperaturas serão mais altas nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A entidade emitiu alerta para atuação de uma onda de calor nos próximos dias. O aviso meteorológico de nível amarelo (perigo potencial) abrange áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país. Veja o mapa.

Onda de calor no Brasil (Fonte: Inmet)

O Inmet explica que o aviso de onda de calor de nível amarelo é emitido quando a previsão indica que as temperaturas (neste caso, especialmente as máximas) devem ficar 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos. Além de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul sofrerão com o calor.

Ainda de acordo com a previsão, o forte calor deverá continuar, pelo menos, até meados da próxima semana, contudo, a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações.

A partir do sábado (11), se a situação persistir, o aviso de onda calor será atualizado e poderá se expandir ou até mesmo ter o seu nível de severidade alterado.

Em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C nos próximos dias. Em Goiás, a máxima deve atingir 39ºC.