Eleições 2018

Exata OP/Tribuna: na disputa ao Senado, Marconi sai na frente com 27,1%; Demóstenes tem 19,8%

Publicada neste domingo (15) pelo jornal Tribuna do Planalto, a pesquisa do Instituto Exata Opinião…

Publicada neste domingo (15) pelo jornal Tribuna do Planalto, a pesquisa do Instituto Exata Opinião Pública mostra um cenário diferente de outros levantamentos quando o assunto é disputa ao Senado Federal. Enquanto as pesquisas IbopeDiagnóstico mostram Marconi Perillo (PSDB) e Lúcia Vânia (PSB) como os líderes na intenção de votos dos eleitores, na Exata OP/Tribuna é o ex-senador Demóstenes Torres (PTB) que aparece atrás do ex-governador, mas tecnicamente empatado com a peesebista e ainda com Jorge Kajuru (PRP).

A pesquisa da Exata OP/Tribuna considerou a soma dos primeiro e segundo votos – na eleição deste ano há duas vagas no Senado Federal para Goiás e o eleitor deverá votar em dois candidatos -, e, dessa forma, no levantamento estimulado, o tucano lidera com 27,1%, seguido por Demóstenes Torres (19,8%), Lúcia Vânia (19,7%) e Jorge Kajuru (19,3%). Logo atrás estão Wilder Moraes (DEM), com 5,3%, e Pedro Chaves (MDB), com 5,1 %.

O número alto de eleitores que pretendem anular o voto e os que ainda não sabem em quem votar também chama a atenção. Os indecisos são 38,7% e os nulos, 64,3%.

Reprodução/ Jornal Tribuna do Planalto

Metodologia

A pesquisa de avaliação política é a segunda rodada realizada pelo Instituto Exata Opinião Pública e publicada pela Tribuna do Planalto. O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 12 de julho de 2018, onde foram entrevistados 1.920 eleitores em todo o Estado. A pesquisa está registrada sob o número GO-00931/2018 e tem margem de erro de 3 pontos porcentuais.

 

Com informações do jornal Tribuna do Planalto