Eleições 2018

Marconi Perillo e Lúcia Vânia lideram pesquisas do Instituto Directa para o Senado

Os dados da segunda rodada da pesquisa de intenção de votos, encomendada pelo Jornal O…

Os dados da segunda rodada da pesquisa de intenção de votos, encomendada pelo Jornal O Hoje ao Instituto Directa, foram divulgados nesta quarta-feira (20).

Com relação às intenções de votos dos eleitores para Senador, em primeiro lugar está o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 30,9% dos votos. Recentemente, Marconi assumiu a coordenação da campanha de Geraldo Alckmin para a Presidência da República.

Em segundo lugar está a atual senadora Lúcia Vânia (PSB), com 26,5% dos votos. Lúcia ainda não confirmou sua pré-candidatura e existem rumores de que ela não fará parte da base aliada do Governo Federal, pois a proximidade com o pré-candidato ao Governo Estadual, José Eliton, tem sido assumida por Demóstenes Torres.

O vereador Jorge Kajuru (PRP) está com 23,2%. Ele afirmou recentemente ao Mais Goiás que sua candidatura ao Senado é certa, mesmo com o receio por parte do próprio partido.

Já o Demóstenes Torres (PTB) está com 11,9% da intenção dos votos. Ele já recebeu apoio do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) na pré-candidatura. Recentemente, afirmou ao Mais Goiás que sua relação com a base aliada e o governador José Eliton está fortalecida.

Vilmar Rocha (PSD) está com 9,4% das intenções de voto e Pedro Chaves (MDB) recebe 7,1% das intenções de voto. O senador Wilder Morais (PP), está com 4,7%.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, diferente da pesquisa estimulada, os entrevistados não têm as opções de nomes para escolher. Eles devem apenas apontar os nomes que já têm em mente.

Segundo essa metodologia, 11,3% dos eleitores votam no ex-governador Marconi Perillo. A senadora Lúcia Vânia aparece novamente em segundo lugar, com 7,4%. Jorge Kajuru teria 6,2% dos votos, enquanto 3,8% dos votos são para o ex-senador Demóstenes Torres. Os nomes do deputado federal Pedro Chaves (1,2%) e do prefeito de Aparecida de Goiânia Maguito Vilela (0,8%) também aparecem na intenção de votos de dos entrevistados.

Assim como nas intenções de voto para o Governo de Goiás, os números de indecisos são muito altos na pesquisa espontânea: 54,9%, não soube dizer em quem votar. Já os votos nulos e brancos somam 13,29%.

A segunda pesquisa foi aplicada entre os dias 13 e 17 de junho, com 1.005 eleitores de 60 municípios de todas as regiões do Estado. A margem de erro é de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. As informações são do Jornal O Hoje.