Estamos de olho

Aplicativo permite cobrar promessas e atitudes de políticos eleitos

PELOTAS – RS–(DINO – 08 set, 2016) – Com a proximidade das eleições municipais e…

PELOTAS – RS–(DINO – 08 set, 2016) – Com a proximidade das eleições municipais e a incerteza política que se instalou no Brasil, cidadãos estão cada vez mais criando ferramentas para ter voz e representatividade política. No primeiro semestre deste ano, umapesquisa divulgada pelo Ibope revelou que 83% dos brasileiros estão insatisfeitos com o sistema político vigente. Para além dos dados, o próprio cotidiano deixa evidente o enfraquecimento da confiança da sociedade civil em relação em seus representantes – seja por meio de manifestação ou campanhas na internet. O fato é que a inquietação popular também é sintoma de que muito do que foi prometido no período eleitoral não está, de fato, sendo concretizado. As demandas continuam a crescer e as soluções a serem postergadas.

Dois sócios, George Ricardo Silveira e Anderson Luiz Silveira, tiveram uma ideia e, em abril deste ano, criaram a startup Melhoraí, cujo foco é justamente o quadro político e o que pode ser feito para que as reivindicações populares sejam realmente encaminhadas a quem possa atendê-las. Com o objetivo traçado, era preciso transformá-lo em algo “palpável”. Assim nasceu um aplicativo que leva o mesmo nome da empresa e permite aos seus usuários cobrar melhorias de políticos. Disponível inicialmente para o sistema Android, busca levar reclamações e sugestões dos cidadãos diretamente aos políticos.

Segundo George, a ideia é trazer “desconforto” aos políticos que não estão cumprindo com suas propostas: “Vão ser cobrados diretamente, podendo gerar mudanças com relação ao seu comportamento frente ao cidadão”, explica. A ponte é estabelecida com deputados federais e senadores para que, de modo simples, enviem reclamações a fim de que elas sejam concretizadas ou, ao menos, haja uma explicação a respeito do não cumprimento. “Acreditamos que pode ser uma maneira direta e rápida de o cidadão se comunicar com a classe política para conseguir melhorias para o país”, afirmam os sócios.

Para o desenvolvimento do aplicativo, os criadores se juntaram à RSWA Software Service, especializada no desenvolvimento de soluções web – localizada em Santa Maria (RS) ” A RSWA foi ganhadora de um edital de subvenção econômico (PRIME 2010), que tinha como objetivo auxiliar empresas nascentes inovadoras, por isso resolvemos desenvolver o aplicativo com ela”, acrescenta Silveira.

Exercendo a cidadania

A ferramenta é simples de manusear, por exemplo, uma pessoa que identifica buracos e outros tipos de obstáculos em estradas federais e deseja questionar políticos elegidos quanto à manutenção de tais vias muitas vezes não sabe quais caminhos seguir para ter sua reclamação ouvida. O Melhoraí oferece duas possibilidades: 1. efetuar a reivindicação via sistema; 2. efetuar a reivindicação via aplicativo. No primeiro caso, basta entrar na página oficial, realizar o cadastro e inserir o texto. No segundo, o processo é feito na interface mobile. O perfil da startup no Facebook também é um canal possível.

O político recebe a notificação no próprio e-mail e, quanto mais mensagens chegarem até ele, maior a pressão por melhorias. “Após as próximas eleições haverá também contato com deputados estaduais e, nas principais cidades do Brasil, com os vereadores”, promete Anderson.

Os sócios ainda buscam um investidor anjo para fazer a plataforma crescer, ganhando assim mais exposição e usuários ativos. “Quem tiver interesse em participar, basta enviar um e-mail pelo site”, completa Silveira Para baixar o aplicativo que é gratuito, é só digitar “Melhoraí” na caixa de busca do Google Play , e clicar em “download”. 

Website: http://www.melhorai.com.br